Categorias
Notícias em Níveis: Inglês

“Quincas Borba” de Machado de Assis – 5 perguntas possíveis

O livro que está na lista de leitura obrigatória da FUVEST mas que já passou por vários outros vestibulares já ganhou várias perguntas. Abaixo, você pode conferir 5 perguntas possíveis que te ajudam tanto a entender a importância literária da obra quanto o que você tem que saber da obra.

Pergunta 1 – Explique o que é a teoria do Humanitismo

Resposta possível – Criada pelo filósofo Quincas Borba, o Humanitismo tem como ideia uma entidade chamada Humanitas, a qual é uma força que se alimenta do que existe no mundo. Se há uma força que move os vencedores a vencerem e os perdedores a perderem, é o Humanitas. Apesar de ser esta a teoria na obra, a teoria é uma forma de zombaria de tantas outras teorias sociais da época (como o darwinismo social e o determinismo) que tentavam explicar de forma muito superficial e simples problemas sociais muito mais complexos, já que a teoria só beneficiava quem acreditava nela e quem tinha poder, ou até mesmo, dinheiro.

Pergunta 2 – Quais são as características presentes na obra do Realismo?

Resposta possível – A obra trata de vários aspectos sociais, como a importância da posse e das aparências e não da essência e do caráter das personagens. Da mesma maneira, é comum ver como algumas instituições (exército, igreja, política) estão decadentes e apenas se interessam por dinheiro e poder, tal qual as amizades e relações sociais presentes na obra. Como as relações sociais são muito importantes como pano de fundo e também da análise da sociedade, há também a ausência de maniqueísmo das histórias, pois é inserido informações necessárias ao contexto para que se entenda que as personagens não são inteiramente más ou boas. Por fim, a tentativa de mostrar uma teoria e comprová-la ao longo da narrativa (estratégia comum de Eça de Queirós em suas obras) é um outro aspecto do Realismo.

Pergunta 3 – Qual a influência do contexto histórico na obra?

Resposta possível – O fim do século XIX e início do século XX foi marcado pela industrialização rápida da cidade do Rio de Janeiro e também dos estudos sociais de comportamento. Há um contraste entre a cidade de Barbacena, local que Rubião nasceu e é tão inocente da maldade alheia, com a cidade do Rio de Janeiro, que é importante ter bons aliados e muito dinheiro. Não só isso, mas a teoria do Humanitismo também se adiciona como uma ironia à crescente de tantas teorias sociais que tentavam explicar como os seres humanos se comportavam em sociedade, ignorando fatores legítimos como situação financeira, saúde, educação e simplificando demais a ponto de trazer respostas e explicações simples para problemas complexos.

Pergunta 4 – Cite diferenças da obra das características do Realismo

Resposta possível – Algumas diferenças da obra para as características do Realismo são: o narrador tece comentários, traz juízo de valor às personagens e usa o leitor para tecer comentários e conversas a respeito da narrativa, retirando a impessoalidade característica do Realismo; a obra muda de foco com as personagens na narrativa para que se torne mais interessante, saindo do traço objetivista e documental do Realismo; por fim, a linguagem ondula entre o poético e o irônico, apesar de ser uma característica de Machado de Assis, não é uma do período realista.

Pergunta 5 – Analise a ironia presente na obra

Resposta possível – A ironia pode estar presente principalmente em trechos que uma ação acontece e um comportamento ou reação não eram esperados. É bem comum que a reação comum se torne incomum e o incomum seja o comum em algumas ações irônicas. Ela pode ser encontrada também com o rumo da vida de algumas personagens, como Rubião que era pobre e continuou pobre, ou até Dona Tonica que ficou para casar e não se casou, e Teófilo que trabalhou tanto para apenas continuar trabalhando tanto em outro lugar sem ganhar uma promoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *