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“Marília de Dirceu” de Tomás António Gonzaga – 5 perguntas possíveis

O livro que está na lista de leitura obrigatória da FUVEST mas que já passou por vários outros vestibulares já ganhou várias perguntas. Abaixo, você pode conferir 5 perguntas possíveis que te ajudam tanto a entender a importância literária da obra quanto o que você tem que saber da obra.

Pergunta 1 – Quais os aspectos árcades e românticos da obra?

Resposta possível: A obra tem como principal pano de fundo o cortejo entre Dirceu, um pastor com muito gado e riqueza, e Marília, sua amada. Essa forma de romance pastoril é um dos aspectos do Arcadismo, tal qual também a linguagem simples e o uso de elementos da mitologia grega e romana (a citação do cupido e de outras entidades mitológicas) na composição. Apesar desta visão mais pastoril da parte 1, a parte 2 e 3 possuem um teor mais melancólico, com a tristeza do eu lírico como sentimento característico do Romantismo. Além disso, a mudança de perspectiva de uma visão de um futuro feliz para uma saudade ao passado e um desejo de escapismo reforçam os elementos presentes que estarão no Romantismo.

Pergunta 2 – Como é o posicionamento amoroso de Dirceu?

Resposta possível – Mesmo que não seja constante, há diferenças na demonstração do sentimento de Dirceu em cada uma das três partes. Na parte 1, ele assume um cortejo mostrando o quanto ele é rico e que podem aproveitar o dia, argumentando como nem o cupido pode fazer ele se apaixonar por outra mulher e o quanto Marília é muito mais bonita que todas as outras mulheres (reais ou até da mitologia romana e grega). Na parte 2, Marília é uma espécie de refúgio de um presente e futuro tenebroso que aguarda o eu lírico, ele lamenta o estado que se encontra e como não é tão mais rico como antes, mas tem a certeza que reencontrará Marília. Na parte 3, Dirceu assume um amor racional, argumentando como o amor dele segue uma linha de raciocínio em vez de ser apenas impulso sentimental.

Pergunta 3 – Qual a influência do contexto histórico na obra?

Resposta possível – A parte 1 foi escrita anterior aos acontecimentos da Inconfidência Mineira, uma tentativa de um movimento com ideais separatista da corte portuguesa. A parte 2 acontece enquanto é se dado o julgamento dos inconfidentes, presos pelo crime de infidelidade à corte. A parte 3 ocorre em seu exílio, que foi uma mudança de sua sentença, a qual era antes a morte. Cada uma das partes adiciona um sentimento na escrita, sendo a parte 1 mais positiva e com ideias de um futuro próspero, a parte 2 com um saudosismo do passado e lamento de um futuro sombrio, e a parte 3 com uma ausência de exagero amoroso e uma melancolia de não poder se mudar o passado e aceitá-lo como é.

Pergunta 4 – Quais as figuras de linguagem utilizadas na obra?

Resposta possível – As figuras de linguagem mais destacáveis são: metáfora (comparação de simbologia entre dois elementos); comparação (uso de conectivos linguísticos que fazem uma metáfora); assonância (repetição de sons vocálicos); aliteração (repetição de sons consonantais); hipérbole (exaltação e exagero de uma ideia); elipse (omissão de uma parte da frase); hipérbato (inversão da ordem sintática das frases).

Pergunta 5 – Quais os aspectos que distanciam a obra do Arcadismo e do Romantismo?

Resposta possível – Alguns aspectos que afastam a obra do Arcadismo é o uso do ambiente e da natureza como símbolos de sentimentos de tristeza e melancolia, além do uso do sentimentalismo exagerado de amor. Ademais, outros aspectos que afastam a obra do Romantismo são a racionalização do sentimento amoroso, e a amada que foi alcançada, porém, se encontra afastada do eu lírico.

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