Categorias
Notícias em Níveis: Inglês

3 coisas que não tiram nota na proposta de intervenção no ENEM

A competência V (conhecida também como a proposta de intervenção, ou, até mesmo, o parágrafo de conclusão) é uma das competências que mais preocupa os candidatos do ENEM. Não só pelas informações que não batem de professor para professor, o que pode e o que não pode e de como criar para um tema que você nem sabia que existia.

Porém, apesar de tudo que é possível existir para você fazer uma proposta de intervenção, você deve ficar atento com 3 coisas que não fazem você perder pontos na hora da avaliação.

I – Você não precisa solucionar completamente os problemas apontados

De fato, a proposta de intervenção tenta trazer uma forma de melhorar a situação do tema que você apresentou de problemas. Todavia, isso não quer dizer que você precise solucionar todos os problemas de forma que não existam mais.

Vamos supor que você disse que é necessário a implementação de campanhas publicitárias em anúncios de redes sociais, que terão o objetivo de trazer a discussão em pauta na sociedade e até mesmo a conversa em nível social e familiar. Isso não quer dizer que você pode resolver os problemas de como o tema não pode ser trabalhado tranquilamente na escola pela falta de profissionais ou até do preconceito enraizado de anos e anos de tabu. Tudo isso não irá reduzir sua nota de forma alguma.

Pense que a Lei Seca é uma lei que presume que ninguém pode dirigir com nenhum teor alcóolico. Você, com certeza, conhece alguém que já dirigiu alcoolizado, não é mesmo? A lei, por si só, não resolve o tema, mas ajuda a diminuir os problemas.

II – Você não precisa apontar o Ministério corretamente

Tá, esse precisa ser melhor explicado.

Não é que você perde pontos por apontar qualquer Ministério como agente, você perde pontos caso o Ministério seja absurdo para ação.

Digamos que você apontou o Ministério da Saúde como principal para a criação de campanhas publicitárias para informar a população a respeito de DST’s na internet. Todavia, você pode dizer que influenciadores, ou o Ministério da Educação e o Ministério das Comunicações sejam agentes mais capazes e eficientes do que apenas o Ministério da Saúde.

Só que não é papel do aluno manter em mente todos os Ministérios que estão ativos ou saber exatamente o que cada um faz. Caso você aponte um Ministério que realmente não faz a ação mas que não é tão absurda a ação, não há o menor problema.

O problema seria você apontar que o Ministério da Saúde precise prender quem espalhe Fake News a respeito de DST’s, isso já é uma relação absurda de ação e agente.

III – Você não precisa apontar 2 propostas de intervenção

Esta é a melhor dica.

De fato, você criar duas propostas de intervenção tira as possibilidades de você perder pontos caso você esqueceu de colocar algum elemento da proposta de intervenção (agente, ação, modo/meio, finalidade/efeito, detalhamento) ou que não tenha sido colocado de forma explícita para o corretor identificar com facilidade. Se ele não encontra todos os elementos na primeira proposta de intervenção, ele pode encontrar na segunda proposta de intervenção. A pontuação é feita sempre com a proposta de intervenção mais completa.

Caso você tenha medo, sempre pratique colocar duas propostas de intervenção em sua redação. Mas você jamais perderá pontos porque não tem duas propostas de intervenção.

Viu? Fácil assim. Essas são 3 coisas que não vão fazer você perder pontos no ENEM. Ficou com dúvidas ou quer pedir um conteúdo para que eu escreva no site? Não deixe de escrever nos comentários!

Tem um outro post que eu expliquei como fazer uma proposta de intervenção. Ainda não viu? Clica neste link para conferir!

Eu também já falei de outras 3 coisas que todo tema de redação ENEM precisa ter. Quer saber quais são? Dá uma olhada neste link!

Quer vir estudar redação ENEM comigo? Use este link, além disso, se você usar as 3 primeiras letras do mês e os 4 números do ano (se hoje for outubro de 2022, use OUT2022, se for fevereiro de 2023, use FEV2023).

Categorias
Redação ENEM

Como fazer uma proposta de intervenção em uma redação ENEM

Uma das 5 competências de correção do ENEM é a proposta de intervenção – uma forma de melhorar a situação ou até como solucionar completamente todos os problemas apresentados da temática. Isso quer dizer que 20% da sua nota é apenas escrever esta parte do texto. Importante, não?

Porém, é uma das partes mais fáceis de fazer da redação – eu sempre ensino os alunos e outros professores a começar a correção nesta competência -, porém, com a maior fama de se complicar.

Primeiro, o que a competência V avalia? Ela avalia a existência de uma proposta de intervenção