Categorias
Redação ENEM

Como fazer um parágrafo de introdução na redação do ENEM?

Dentro das 3 partes de texto do ENEM, uma que já pode te dar muitos pontos e conquistar de cara o corretor é a introdução. Apesar dos desenvolvimentos e da conclusão/proposta de intervenção serem importantes, a introdução já pode ajudar você a ter pontos cruciais que serão discutidos nos outros parágrafos e até ganhar 20% da nota de cara.

Para ter uma boa introdução, vamos entender 2 importantes elementos que precisam existir na introdução. São eles: a frase temática; e as teses.

  1. Frase temática

A frase temática é o tema que você precisa escrever na redação. Sabe quando você lê as publicações de qual foi o tema de redação ou o que você precisa escrever na sua aula de redação? É uma frase temática – como “democratização do acesso ao cinema no Brasil”, “persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, “caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Agora, por que frase temática e não tema?

Porque o tema é o assunto geral, não são todas as palavras que existem na frase temática. Uma das competências na hora da correção do ENEM que é a II verifica a existência de todas as palavras do tema em sua redação. Qual a forma mais fácil de fazer o corretor encontrar na sua redação a existência de todas as palavras do tema em sua redação? Colocando todas as palavras do tema em sua redação. Isso não significa que é um problema repetir as palavras ou que você vai perder pontos por isso, mas na introdução você precisa colocar porque está apresentando a frase temática. Logicamente, ao longo dos parágrafos de desenvolvimento e na de conclusão, você vai precisar usar sinônimos, palavras parecidas ou mudar a ordem das palavras, mas você precisa colocar as palavras da frase temática na introdução porque você precisa apresentar.

Vamos pegar como exemplo o tema “persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Um exemplo de uma introdução que não apresenta a frase temática seria este:

A Constituição Federal de 1988 garante direitos a todos os brasileiros de forma igual e sem distinção. Inclusive, um dos direitos garantidos é o de não sofrer qualquer tipo de agressão, seja física, moral ou verbal. Apesar da existência deste conjunto de leis ser válida até hoje, é perceptível que existe violência contra a mulher. Isso acontece porque há um problema no atendimento em acolher as vítimas e, por consequência, medo de denunciar agressores.

Exemplo de redação que não apresenta a frase temática de forma completa

A introdução é boa, né? Porém, falta algo que havia dito: a frase temática completa. Você percebe que a redação fala de uma questão da sociedade brasileira e, inclusive, da violência contra a mulher. Todavia, onde está a citação da parte de “persistência”? Exato, não há.

Porém, preste atenção: se você não apresentou todas as palavras do tema na introdução, você pode apresentar nos outros parágrafos, mas é sempre melhor que você apresente em todos os parágrafos – na introdução, nos desenvolvimentos, e na conclusão. Agora, um exemplo de uma introdução que teria todas as palavras do tema:

A Constituição Federal de 1988 garante direitos a todos os brasileiros de forma igual e sem distinção. Inclusive, um dos direitos garantidos é o de não sofrer qualquer tipo de agressão, seja física, moral ou verbal. Apesar da existência deste conjunto de leis ser válida até hoje, é perceptível que a violência contra a mulher permanece na sociedade brasileira. Isso acontece porque há um problema no atendimento em acolher as vítimas e, por consequência, medo de denunciar agressores.

Exemplo de redação que apresenta a frase temática de forma completa

Viu como é diferente com tão pouco? Agora você está falando da persistência da violência contra a mulher, não somente da violência contra a mulher. Viu como você também não precisa usar a palavra “persistência” especificamente? Você pode transformar substantivos em verbos, adjetivos em locuções adjetivas, verbos em substantivos e por aí vai, para que nos próximos parágrafos não fique tão repetitivo (que faz você perder nota na competência IV). Então, falta o outro elemento necessário. As teses.

2. Teses

Bom, para todo tema apresentado, há teses que você precisa apresentar. Antes de mais nada, as teses são motivos do tema continuar sendo um problema atualmente. Eles podem ser respostas das seguintes perguntas:

Por que, mesmo que a sociedade saiba que é ruim, o problema continua existindo?

Por que, mesmo que o Governo tenha poder de resolver a situação, não há mudanças?

É muito comum que muitas redações de quem nunca escreveu ou sabe pouco sobre a construção de redação de ENEM – seja porque nunca estudou, nem sabia que existia, ou, o mais comum, ninguém contou – é falar que o tema tem que ser discutido, que há vários problemas, ou, pior, quer falar de várias origens do problema.

Todo parágrafo de introdução precisa só de 2 teses. O tamanho da redação não ajuda você a poder falar de mais teses, então, por isso é melhor manter 2 teses, 2 motivos do problema continuar existindo. Veja um exemplo de parágrafo de introdução que não tem teses:

A Constituição Federal de 1988 garante direitos a todos os brasileiros de forma igual e sem distinção. Inclusive, um dos direitos garantidos é o de não sofrer qualquer tipo de agressão, seja física, moral ou verbal. Apesar da existência deste conjunto de leis ser válida até hoje, é perceptível que a violência contra a mulher permanece na sociedade brasileira. Logo, o tema precisa ser discutido.

Exemplo de redação que não apresenta teses

Percebe que o que existe na introdução é uma “necessidade de discussão do tema”? Não há necessidade de discussão, a redação do ENEM precisa que você aponte quais os motivos do tema continuar existindo. Geralmente, os temas do ENEM são problemas sociais a respeito de leis que não são totalmente garantidas a todos. Veja um exemplo de um parágrafo de introdução com teses:

A Constituição Federal de 1988 garante direitos a todos os brasileiros de forma igual e sem distinção. Inclusive, um dos direitos garantidos é o de não sofrer qualquer tipo de agressão, seja física, moral ou verbal. Apesar da existência deste conjunto de leis ser válida até hoje, é perceptível que a violência contra a mulher permanece na sociedade brasileira. Isso acontece porque há um problema no atendimento em acolher as vítimas e, por consequência, medo de denunciar agressores.

Exemplo de redação que apresenta teses

Agora, você consegue identificar os motivos que fazem com que o tema continue existindo atualmente: o problema no atendimento em acolher as vítimas; e o medo de denunciar agressores. Por consequência, em cada parágrafo de desenvolvimento, eu vou encontrar essas discussões: o primeiro parágrafo de desenvolvimento será a respeito da falta de acolhimento nos atendimentos das vítimas; o segundo parágrafo de desenvolvimento será a respeito da falta de denúncias dos agressores das vítimas.

Você pode achar meio estranho ter que apontar como um problema continua existindo mesmo que a sociedade saiba que é errado e que o governo tenha o poder de mudar – mas você não precisa saber antes do ENEM! Isso é uma das coisas que o ENEM vai te trazer! Inclusive, tem um outro post no site sobre 3 coisas que todo tema do ENEM tem que ter e que te ajudam na redação que pode te ajudar muito!

Espero que tenha entendido! Ficou com dúvidas ou quer pedir algum conteúdo? Escreve nos comentários!

Quer vir estudar redação ENEM comigo? Use este link, além disso, se você usar as 3 primeiras letras do mês e os 4 números do ano (se hoje for outubro de 2022, use OUT2022, se for fevereiro de 2023, use FEV2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *